.:: As vantagens e desvantagens de marido e mulher trabalharem juntos

  Créditos: Alessandra de Melo Barbosa

Trabalhar em família, ou no caso, marido e mulher pode trazer mais desvantagens do que vantagens, mas acredito que varia muito de casal para casal.

Em primeiro lugar é necessário que haja dialogo entre o casal, que estejam abertos para discutir possíveis conflitos.

Em alguns casos, quando trabalham em um negócio próprio, pode ser a receita do sucesso, pois trabalham por um bem e sucesso comum.

A vantagem pode ser a compatibilidade de horários, companhia para um almoço, muitas vezes um pode querer comentar algo do ambiente de trabalho e o outro como também compartilha do mesmo ambiente vai compreender melhor, vão passar mais tempo juntos, que é o motivo de reclamação de alguns casais, que devido ao trabalho acabam tendo pouco tempo para estarem juntos, porém essa mesma vantagem pode vir a ser ruim, pois ficar o tempo todo juntos pode ser bem complicado, e desgastar muito o relacionamento.

E as desvantagens começam quando os problemas se misturam os de casa e os do trabalho, criando conflito nas duas áreas, desgastando o relacionamento e até mesmo tornando a convivência insuportável. E, é nesse momento que o dialogo se faz importante, para que o casal possa conversar sobre o que incomoda e juntos encontrarem a melhor forma de resolver a questão, é importante que eles saibam separar muito bem os dois ambientes.

Tomar alguns cuidados é importante, como evitar ser intimo no ambiente de trabalho, pois pode constranger colegas de trabalho ou funcionários, evitar falar de assuntos do trabalho fora do local de trabalho e tomar cuidado para que este não seja o único assunto entre eles, e também evitar os assuntos pessoais no ambiente de trabalho.

É importante para dar um “respiro” cada um manter sua individualidade, e fazer atividades e programas sem o parceiro, como ir jogar futebol com os amigos, ou ela ir fazer um passeio com as amigas, ou ia à academia. Para que tenham mais assuntos, que tenham o seu próprio tempo, para pensar, refletir, afinal estar em um relacionamento não é ser o outro, e nem estar o tempo todo juntos, é poder compartilhar sentimentos, assuntos, e também preservar as diferenças e aprender a lidar com elas.


* Parte desse texto foi publicado pelo Jornal de Piracicaba em 27/05/2012




<< Voltar