.:: A solidão em tempos de redes sociais

  Créditos: Alessandra de Melo

A internet e suas redes sociais nunca estiveram tão em alta como nos dias de hoje, onde se vê pessoas com tantos seguidores e amigosvirtuais, e a moda dos aplicativos. Tanta gente conectada e também isolada. Pois temos um crescente número de pessoas vivenciando a solidão, principalmente no que se refere a relacionamentos amorosos.

Os índices de doenças psíquicas cada vez aumentam mais, depressão, transtorno de ansiedade, pânico, stress, enfim tantas pessoas sofrendo com a solidão, com o isolamento, carente de relações afetivas. Nos consultórios recebemos sempre esta demanda. Pessoas solteiras, jovens, e que estão sozinhas, não por opção, mas porque não conseguem conhecer pessoas realmente, e também daquelas que têm muitas pessoas por perto, possuem várias relações seja de amizades, amorosas, familiares e que se sentem sozinhas.

Em todos os lugares que frequentamos podemos observar como é a interação das pessoas, ou a falta de interação, isso entre famílias, amigos, vemos pessoas em mesas de restaurantes, aguardando para entrar no cinema, em salas de esperas, e que estão grudadas no celular e acabam por se esquecer do momento, e das pessoas que estão ali.

O sentimento de solidão mesmo entre tantos é muito mais comum do que podemos imaginar, o que está “acontecendo” na rede social, a mensagem que está sendo recebida no aplicativo de mensagem é mais importante do que a pessoa com quem está.

E em meio tanta prioridade com o virtual, porque tantas pessoas estão sofrendo com a solidão? Vemos essa solidão em pais que não tem a atenção e companhia dos filhos, porque estes preferem jogar, ficar em redes sociais e não tem paciência para conversas, ou comentários do dia a dia, vemos também em filhos que não tem esta mesma atenção porque os pais é que querem estar no virtual e não tem tempo para o filho e estão cansados, etc... E vemos enfim a solidão de pessoas que querem ter um relacionamento amoroso, mas não conseguem conhecer ninguém interessante, pois tem grande dificuldade de buscar tais companhias na internet como tantos.

O fato é que temos um grande número de jovens que acabaram ficando isolados de amigos, e que não tem companhia para sair para as tão famosas baladas, ou ainda aqueles que simplesmente não gostam de baladas, e que por ficar tanto em casa e sem muitos amigos, acabam ficando sozinhos e entrando em grande sofrimento por já não verem como sair e tal situação.

E temos os que estão entre tantos, mas que acabam por serem ignorados por conta do virtual, vemos muito esses casos nas pessoas mais velhas e que já não tem tanta facilidade para lidar com as redes sociais.

O que quero é trazer uma reflexão. Que geração é esta que está sendo construída? Que tipo de relacionamentos queremos para nossas vidas? O que estamos valorizando? Por que estamos deixando de valorizar as relações pessoais, o contato real com as pessoas, as conversas, e as lembranças que teremos das pessoas no futuro?!

 

 



<< Voltar